• Ser um vasto campo de pesquisa, produzindo e ampliando conhecimentos através de atividades educativas e culturais, nas áreas de Educação, Religião, Saúde, Arte, Ação Social e Cidadania.
• Atingir as diferentes classes sociais enquanto instrumento de mudança e desenvolvimento cultural.
• Testemunhar a espiritualidade e o carisma Dominicano – Anastasiano de ontem e de hoje, através da comunicação museológica atualizada e eficaz.
Para a realização destes objetivos, chegou-se à conclusão de que há necessidade de um novo espaço para o funcionamento do museu. Sendo identificadas como impróprias as atuais instalações, foi contratado o arquiteto Marcondes Nunes de Freitas, de Uberaba, para proceder a um estudo para a construção de edifício próprio para o Museu, anexo à Capela. O ante projeto foi aprovado pela Assembléia Provincial em 2008.
Colaboraram muito nos trabalhos de diagnóstico, inventário e pesquisa sobre o acervo, e análise dos espaços para o museu, além de valiosas orientações teóricas e práticas sobre museologia, a museóloga Giselle Peixe e seu assistente Nelson Pereira, de São Paulo.
Graças ao trabalho eficiente do Núcleo Tecnologia da Informação LTDA representado por Leopoldo Vinícius Pereira Xavier, o museu da Capela está graciosamente disponível na internet para visitação, pesquisa e apreciação de todos os interessados.