Busque em nosso acervo

Museu da Capela Nossa Senhora das Dores Irmãs Dominicanas de Monteils

O museu da Capela iniciou suas atividades por ocasião das comemorações do Centenário do Colégio Nossa Senhora das Dores em 1985.

Reúne objetos e documentos veiculados à história da Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils; é o único órgão de preservação e divulgação da memória da Congregação, que há 158 anos atua desde a sua origem na França, há 123 anos no Brasil e em outros países da América Latina, África e Ásia.

No ano 2000, em função das comemorações do sesquicentenário da Congregação, o museu foi reinstalado nas galerias da Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores.

As finalidades do museu foram assim definidas:

• Valorizar e perpetuar a memória dos longos anos de trabalho árduo, generoso e profícuo das Irmãs Dominicanas e seus colaboradores, nos campos de Educação, Saúde e Assistência Social.

• Disponibilizar e partilhar a riqueza deste patrimônio com um maior número de pessoas ( estudantes, professores, cidadãos comuns, turistas, religiosos) dentro de padrões modernos e eficazes de comunicação e salvaguarda, à altura da relevância da memória que aqui se preserva.

• Ser um vasto campo de pesquisa, produzindo e ampliando conhecimentos através de atividades educativas e culturais, nas áreas de Educação, Religião, Saúde, Arte, Ação Social e Cidadania.

• Atingir as diferentes classes sociais enquanto instrumento de mudança e desenvolvimento cultural.

• Testemunhar a espiritualidade e o carisma Dominicano – Anastasiano de ontem e de hoje, através da comunicação museológica atualizada e eficaz.

Para a realização destes objetivos, chegou-se à conclusão de que há necessidade de um novo espaço para o funcionamento do museu. Sendo identificadas como impróprias as atuais instalações, foi contratado o arquiteto Marcondes Nunes de Freitas, de Uberaba, para proceder a um estudo para a construção de edifício próprio para o Museu, anexo à Capela. O ante projeto foi aprovado pela Assembléia Provincial em 2008.
           
Colaboraram muito nos trabalhos de diagnóstico, inventário e pesquisa sobre o acervo, e análise dos espaços para o museu, além de valiosas orientações teóricas e práticas sobre museologia, a museóloga Giselle Peixe e seu assistente Nelson Pereira, de São Paulo.

Graças ao trabalho eficiente do Núcleo Tecnologia da Informação LTDA representado por Leopoldo Vinícius Pereira Xavier, o museu da Capela está graciosamente disponível na internet para visitação, pesquisa e apreciação de todos os interessados.


NucleoTI